CARTÕES DE SUPORTE

Cartões de suporte

A Rodoviária do Lis disponibiliza dois tipos de cartões de suporte de títulos de transporte: o cartão VIVA TEJO e o cartão VIVA Viagem.

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CARTÃO VIVA TEJO

O cartão VIVA TEJO é a opção certa para quem utiliza os transportes frequentemente. É o suporte do passe, do título de transporte mensal, permitindo também o carregamento de bilhetes pré-comprados.

 

É um cartão personalizado que só pode ser utilizado pelo seu titular. É um cartão que permite a multimodalidade, pois permite carregar até 4 títulos de transporte diferentes num só cartão, sejam eles passes ou bilhetes pré-comprados.

 

Na sequência do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, as Condições Gerais do Cartão Lisboa VIVA foram alteradas com efeitos a partir de 25 de maio de 2018. Consulte as novas Condições Gerais e fique conhecer os seus direitos no site www.portalviva.pt.

Aquisição do cartão VIVA TEJO

O pedido de novo cartão tem que ser efetuada num dos nossos terminais.

Documentação geral aplicável a todos os pedidos de novo cartão VIVA TEJO, a entregar pelo requisitante:

  • Requisição do cartão VIVA devidamente preenchida, disponível em qualquer bilheteira dos nossos terminais
  • Original de cédula pessoal (crianças até 10 anos) ou B.I. (cidadãos da EU) ou cartão de cidadão ou carta de condução ou passaporte (Cidadãos Nacionais) ou Autorização de Residência
  • Fotografia recente, original, a cores, tipo passe, com fundo liso, de cabeça descoberta, sem óculos escuros (salvo em situações específicas devidamente fundamentadas)

O cartão VIVA TEJO tem um custo de emissão de 7€.

 

Os estudantes elegíveis ao Passe 4_18 @escola.tp beneficiários da Ação Social Escolar e os estudantes elegíveis ao Passe sub23 @superior.tp, deverão entregar adicionalmente à documentação geral, a seguinte:

  1. Declaração de Matrícula 4_18 ”* para PASSE 4_18 ou “Declaração de Matrícula Sub_23” para PASSE Sub_23, emitida pelo Estabelecimento de Ensino onde o estudante realizou a matrícula
  2. “Requisição de Passe 4_18/Sub_23”, documento disponível nas nossas bilheteiras

* As crianças com menos de 6 anos de idade em 31 de Dezembro de cada ano que são dispensadas de apresentar a declaração de matrícula, o qual é substituído por documentos que provem a sua idade e residência.

 

 

Os estudantes que pretendam solicitar o acesso ao Passe Estudante Venda Direta, deverão entregar adicionalmente à documentação geral, a seguinte:

Declaração de Matrícula 4_18” emitida pelo Estabelecimento de Ensino onde o estudante realizou a matrícula, com os campos “Reside a menos de 3 km do estabelecimento de ensino (sem refeitório) ”, ou “Reside a menos de 4km do estabelecimento de ensino (com refeitório) ”, devidamente assinalados, assim como o campo “Não é beneficiário da Ação Social Escolar”.

Entrega do VIVA TEJO

PASSE NA HORA

Os passes, novos ou renovações, solicitados em dias úteis entre as 9 horas e a 17 horas, na bilheteira de Leiria, desde que acompanhados de toda a documentação necessária, serão disponibilizados ao cliente 1 hora após a recepção do pedido.

Este prazo de entrega poderá ser alterado em períodos excepcionais, que serão comunicados atempadamente.

 

O prazo de entrega para os pedidos realizados noutros postos de venda ou em horário diferente do acima referida, ser-lhe-á transmitido no momento do pedido.

Carregamento de títulos de transporte

O carregamento do seu cartão VIVA TEJO é efetuado exclusivamente nos terminais da Rodoviária do Lis, mediante o pagamento da respetiva tarifa. Este cartão permite o carregamento de passes mensais, e de bilhetes pré-comprados.

 

O carregamento dos passes mensais, o título de transporte mais utilizado no cartão VIVA TEJO, pode ser efetuado aproximadamente uma semana antes de o mês terminar, e até ao dia 17 de cada mês. Os pré-comprados podem ser carregados em qualquer altura.

Validade do cartão VIVA TEJO

O cartão VIVA TEJO tem a validade de 6 anos, exceto nos casos em que a legislação diga o contrário, nomeadamente nos títulos de transporte para estudantes, o passe escolar e os passes 4_18 e sub_23.

 

Os cartões Viva Tejo deverão ser renovados antes do fim do prazo de validade indicado no cartão, num dos nossos pontos de venda

Garantia do cartão

O cartão VIVA TEJO tem um prazo de garantia de 2 anos, contado da data de emissão. Se, durante este período, o cartão deixar de funcionar por avaria, ou seja, sem qualquer dano visível, a sua substituição será efetuada sem qualquer custo para o cliente. Fora deste período, ou se apresentar dano visível, o custo do novo cartão é suportado pelo cliente.

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CARTÃO VIVA VIAGEM

O cartão VIVA Viagem é ideal para os utilizadores ocasionais. Utilizado para o carregamento de bilhetes pré-comprados.

Onde adquirir e carregar/recarregar

O cartão Viva Viagem tem um custo de aquisição de 1,00€ podendo ser adquirido e carregado ou recarregado num posto de venda. Este cartão só está disponível para aquisição nas bilheteiras, e só pode ser carregado nas bilheteiras (exceto no serviço urbano MOBILIS, onde o recarregamento é possível). No momento da validação a bordo da viatura, a máquina de validação indica quantas viagens ainda tem para utilizar.

Quais as opções de carregamento disponíveis

Os títulos ocasionais que pode carregar no cartão VIVA Viagem são os bilhetes pré-comprados. Neste momento o cartão Viva Viagem pode ser carregado com os seguintes tipos de títulos de transporte:

 

Válidos para as Rápidas: Bilhetes/viagens Pré-Comprados

Válidos para Urbanas: Bilhetes/viagens Pré-Comprados

Validade do cartão VIVA Viagem

Este cartão tem a validade de 1 ano contado a partir da data da primeira validação. Durante o período de validade pode receber o número de carregamentos que pretender, mas terminado o prazo de validade já não podem ser recarregados, podendo no entanto, ser utilizados se ainda tiverem títulos disponíveis. Cada cartão só pode ter um tipo de título ocasional de cada vez. Só é possível alterar o conteúdo do cartão quando o seu saldo se tiver esgotado.

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  • Correio electrónico;
  • Website;
  • Chamadas telefónicas;
  • Presencialmente;
  • Através de aplicações ("apps") instaladas em dispositivos móveis.
Os dados recolhidos são processados e armazenados informaticamente e no estrito cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais sendo armazenados em base de dados específicas, criadas para o efeito, pela Rodoviária do Lis ou pelas entidades por esta subcontratadas. Alguns dados pessoais recolhidos no website são de preenchimento obrigatório e, em caso de falta ou insuficiência desses dados, a Rodoviária do Lis poderá não conseguir prestar-lhe os serviços ou as informações por si solicitadas. Em cada caso concreto, a Rodoviária do Lis informá-lo-á da natureza obrigatória do fornecimento dos dados pessoais em causa.


Qual a finalidade dos dados recolhidos?
Os seus dados destinam-se a integrar um ficheiro de dados pessoais que a Rodoviária do Lis poderá utilizar para a prossecução das seguintes finalidades:
  • Recrutamento;
  • Agenda de contactos;
  • Atualização de perfil;
  • Envio de newsletters;
  • Opinião do Utente;
  • Sugestões e Reclamações;
  • Pedido de Orçamento;
  • Publicidade nos nossos suportes;
  • Compra de bilhetes/títulos de transporte;
  • Adesão a cartões de transporte;
  • Facturas Net;
  • Profiling;
  • Perdidos e Achados;
  • Cumprimento de outras obrigações legais ou regulamentares;
  • Realização de estudos de mercado, inquéritos de avaliação e análises estatísticas.
Para a prossecução das finalidades acima identificadas a Rodoviária do Lis poderá proceder à interconexão dos dados recolhidos, com o propósito de atualizar e completar tais dados.

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  • Autoridades judiciais ou administrativas, nos casos em que tal cedência seja obrigatória;
  • Empresas de recrutamento e seleção;
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